04 coisas que você precisa saber antes de tornar-se síndico(a)

Síndicos são peças fundamentais para qualquer condomínio residencial. Além de contribuir com soluções para melhoria do cotidiano daqueles que compartilham o espaço onde moram, os síndicos mantêm em dia o bom funcionamento de toda a dinâmica condominial. Seja para unificar as questões burocráticas, seja em solução de conflitos humanos, a presença do síndico é quase unânime em muitas questões da vida em condomínios.

Entretanto, apesar de indispensável ao condomínio nem tudo são flores na vida dos síndicos. Por isso, separamos 04 informações indispensáveis para àqueles que flertam com a possibilidade de assumir a vaga de síndico do seu condomínio. Vem com a gente!

01. Síndicos não podem ter medo de números e planilhas

Se você passou a vida inteira correndo de números e planilhas, certamente deve correr do cargo de síndico! E não falamos isso para te desesperar, mas a realidade do síndico é acompanhada de planilhas financeiras, fechamento de contas e demais assuntos contábeis.

Claro, você não precisa ser um doutor da matemática financeira ou o mestre do excel. O síndico também pode contar com o auxílio da gestora de condomínios e, com isso, ganhar de “brinde” muitos recursos tecnológicos de intelectuais para otimizar as tarefas diárias.

 

02. Síndicos não podem ser anti-sociais

Vizinhos que não se entendem, vagas na garagem que não agradam e agendamentos cruzados do salão de festa. Esses e muitos outros “pepinos” que demandam traquejo e sociabilidade para solução, fazem parte da rotina dos síndicos.

O síndico é procurado diariamente para solução de pequenos conflitos entre os moradores de qualquer condomínio residencial. Se lidar com pessoas não é o seu “forte”, talvez este cargo pode te trazer mais dores de cabeça do que imagina.

 

03. Os problemas fazem parte da rotina do síndico

Se você vive estressado e frequentemente leva para casa os problemas do trabalho, muito cuidado: ser síndico pode acabar de vez com seu equilíbrio mental. Para ser síndico sem afetar toda a sua rotina pessoal e familiar, vai ser necessário aprender rápido a lidar com diversos problemas diariamente e não levá-los para casa.

Por outro lado, a rotina de trabalho do síndico não é nada monótona e cai muito bem para quem tem o perfil nato de um líder. Encontrar soluções rápidas e inovadoras, evitar novos desgastes e melhorar o desempenho da equipe são ações que fazem parte da rotina do síndico.

 

04. O bem coletivo traz mais benefícios que aparenta

Apesar do inúmeros desafios que compõem o dia a dia de um síndico, a verdade é que ser síndico é também estar cercado por benefícios que apenas quem trabalha para o bem coletivo consegue conhecer. A gratidão e felicidade costumam acompanhar a sensação de dever cumprido, sobretudo para os profissionais que se ocupam diariamente com a melhoria da qualidade de vida de todos que compartilham o espaço em que residem. Para os síndicos, a máxima de colheita dos frutos de um trabalho bem feito também é válida e tem um sabor que apenas quem é síndico pode conhecer.

 

Te ajudamos com esse artigo?  

A Alamo conta com especialistas de inúmeras áreas do conhecimento, todos prontos para atender a demanda do seu condomínio e levar tranquilidade ao seu dia a dia.

Vem ser Alamo, Solicite uma proposta!

 

Mostrando 2 comentários
  • Renata - Bouganville
    Responder

    Pela experiência q estou tendo ser síndico é estar disponível praticamente 24 horas por dia. E uma coisa muito mais importante é a honestidade, transparência, sabedoria e organização acima de tudo. Também a vontade de trabalhar e muito. Eu tenho certeza q eu não faria nada sem o apoio da Álamo Administradora e da Álamo Conservadora.
    Só tenho a agradecer e muito.
    Então, muito obrigada por tudo!!!!!

    • Equipe Alamo
      Responder

      Por aqui, ficamos todos contentes com suas conquistas! Continue cultivando esses valores e conte sempre conosco para seu sucesso.

      Atenciosamente,
      Equipe Alamo.

Deixe um Comentário