6 benefícios da administração de condomínios terceirizada

por

O síndico consegue organizar melhor suas responsabilidades. Os condôminos, por sua vez, ficam mais seguros e confiantes de que está tudo está em dia, podendo usufruir de total segurança. Além de tudo isso, uma administração de condomínios terceirizada ainda permite economia.

Vamos entender como é a dinâmica que rege a vida condominial e de que forma as tarefas e responsabilidades bem divididas facilitam o desempenho de todos, garantindo maior eficiência na gestão. Para facilitar entendimento, fizemos uma lista com alguns dos benefícios que a administração de condomínios terceirizada promove em empreendimentos de todos os portes. 

Acompanhe 6 benefícios da administração de condomínios terceirizada para síndicos e moradores 

1. Parceria sólida e equilíbrio das demandas 

O primeiro equívoco muito comum que ocorre quando se avalia a possibilidade de contar com a administração de condomínios terceirizada é acreditar que quando se tem um bom síndico, esta iniciativa deixa de ser necessária.

Alguns temem, inclusive que, ao contratar uma empresa, o síndico é substituído. Isso não é verdade. Ele segue tendo bastante trabalho já que são inúmeras suas obrigações. Tanto é que geralmente ele fica sobrecarregado e nem consegue dar conta de tantas atividades ao mesmo tempo. 

Ao tomar a decisão de ter suporte e consultoria adotando um modelo de administração de condomínios terceirizada, o síndico ganha uma forte aliada. Todo o trabalho é feito na base da parceria. As incumbências e afazeres são claramente fragmentados, equilibrando a demanda e o trabalho de forma homogênea.  

2. Quadro de pessoal, faltas e licenças médicas passam pra administradora   

Boa parte das empesas especializadas em administração de condomínios terceirizada, por ter total domínio da legislação trabalhista, oferece como um dos serviços a profissionalização da gestão. O que isso quer dizer? Significa que ela vai suprir o quadro de funcionários que seu condomínio precisa. 

Com isso, o síndico não precisa mais procurar os funcionários adequados pras diversas funções operacionais do condomínio. Com rigor e transparência, a administradora contratada garante um nível elevado de qualidade nos processos de seleção dos melhores candidatos, admissão dos escolhidos, treinamentos de capacitação e acompanhamento do desempenho. 

3. Finanças controladas, tudo pago nos prazos certos, zero multas e acuracidade nos orçamentos e prestação de contas    

A vida financeira do condomínio deve ser controlada com excelência, não é mesmo? Muitos moradores já passaram pela experiência negativa de contar com um síndico ou até mesmo com uma escritório de contabilidade que não atendeu esta área como era desejado. O prejuízo pode ser enorme. Sem contar com as suspeita de fraudes e mal uso dos recursos.  

Com a administração de condomínios terceirizada, o acompanhamento da saúde financeira pode estar em contrato como uma das atribuições. A empresa fica com a missão de dar total atenção aos prazos das contas a pagar e a receber, realizar orçamentos com no mínimo três fornecedores sempre que necessário e fazer negociação com condôminos inadimplentes.

É possível incluir também a consultoria jurídica no pacote. Ou seja, uma equipe de profissionais com formação específica em Direito, experiência comprovada e preparo necessário para entrar com processos na esfera judicial ou simplesmente dar um parecer sobre alguma situação específica vivida pelo condomínio contratante. 

4. Tecnologias bem aproveitadas e problemas solucionados rapidamente  

Os avanços da tecnologia beneficiam a gestão dos condomínios quando bem utilizada. Está aí mais uma vantagem importante da administração de condomínios terceirizada. Uma empresa especialista neste assunto acompanha o mercado e oferece aos clientes o que há de mais moderno na área da interação digital. 

Questões burocráticas que antes tomavam um tempão dos condôminos, hoje em dia são facilmente resolvidas por meio das soluções virtuais. Diversos problemas podem ser resolvidos, muitas vezes, com alguns cliques no celular e usando um aplicativo próprio pra isso

A gestão em tempo real disponibiliza também, por exemplo, um portal online. Neste ambiente, mesmo os moradores sem grandes habilidades técnicas, podem pedir uma segunda via do boleto mensal da taxa condominial, reservar o salão de festas e outras áreas comuns do condomínio ou ler os comunicados divulgados pelo síndico ou pela administradora. 

5. Otimização do tempo e redução de custos

O serviço especializado que as empresas de administração de condomínios oferecem está relacionado à orquestração eficaz de uma série de ações. A organização que envolve manutenções, limpeza, controle de acessos, recepção, portarias exige bastante tempo. 

Mesmo sendo feito de modo remoto, a terceirização economiza tempo na medida em que há pessoas trabalhando em tempo integral de dedicação às operações administrativas.

A redução de custos, uma busca permanente num condomínio sustentável, também é possível por meio da terceirização. Os custos relacionados à folha de pagamento do pessoal é um dos aspectos que acabam saindo mais em conta.

O condomínio não fica mais vulnerável, por exemplo, a processos trabalhistas que geram passivos. Tudo isso, como já dissemos, passa a ser responsabilidade da empresa terceirizada. Outro fator que pode trazer prejuízos financeiros pros condomínios é a falta de habilidade pra fazer as cobranças necessárias e administrar a inadimplência. O que também sai das mãos do síndico 

6. Síndico cuidando dos relacionamentos interpessoais, administrando conflitos e garantindo um convívio harmonioso  

Quando a administração de condomínios terceirizada funciona bem, o síndico é liberado pra tarefas e atividades que demandam maior presença física e mais tempo.

Neste rol, estão a escuta ativa aos moradores, o preparo das reuniões condominiais, o fortalecimento das relações interpessoais entre os condôminos, realização de campanhas de conscientização e outros processos internos fundamentais.

Com a carga de trabalho um pouco mais leve e as responsabilidades equilibradas, o síndico fica mais disponível. E o gerenciamento desempenhado por ele dá um salto em qualidade, despertando mais confiança e garantindo um convívio mais saudável e tranquilo para todos.

Se você ficou interessado em contar com todos os benefícios que a administração de condomínios terceirizada traz para o síndico e moradores, veja como as diversas soluções da Alamo podem ser úteis! 

Deixe um Comentário