Como ser um síndico de sucesso nos tempos atuais

Por Paulo Jesus

Temos visto que a tecnologia, principalmente aquelas disponíveis em nossos celulares, tem ajudado e facilitado nossas vidas: como o uso das redes sociais, o uso de aplicativos de mensagens, a nosso aplicativo Área do Condômino. E ao mesmo tempo, essas facilidades tem trazido desafios com a velocidade que se propaga uma informação, agravada pelo  desconhecimento das leis, regulamentos e procedimentos.

É notório ainda que, para ser um síndico bem avaliado pelos moradores, antes de tudo, deve-se ser honesto. E então:

  1. Ter conhecimento da legislação, convenção e regimento do condomínio;
  2. Manter um bom relacionamento com os moradores;
  3. Observar as decisões de assembleia;
  4. Ser transparente e prestar contas qualitativas e quantitativas;
  5. Manter e conservar o condomínio de forma correta e econômica;
  6. Buscar ajuda dos conselheiros e moradores, sempre que possível.

E claro, há varias de ações e qualidades necessárias para ser um síndico de sucesso, que em nosso blog, e-mails e redes sociais sempre damos dicas.

Há 06 anos, eu venho acompanhando o dia a dia dos condomínios, com diversas configurações (número de unidade, perfil econômico, localização, tempo de vida e histórico). Alguns casos se tornaram verdadeiros desafios e a forma como resolvemos cada um deles demonstra que há pontos comuns para serem adotados: paciência, humanidade e conhecimento.

 

Case de Sucesso

Um dia, um síndico me ligou desesperado, porque uma moradora estava fazendo abaixo-assinado para tirá-lo do cargo, alegando que, teoricamente, ele havia roubado o condomínio. Achamos estranha a acusação, ligamos para a moradora e ouvimos suas reclamações. Pasme, ela viu no grupo de um aplicativo de mensagem que o síndico não tinha feito 03 orçamentos para comprar saco de lixo e estaria beneficiando a empresa onde comprou. Após isso, pedimos ao síndico para se acalmar e, com nossa ajuda, explicar como são feito as compras do condomínio e porque havia comprado os sacos de lixo sem orçamento. Após a conversa a senhora compreendeu, pediu desculpas pelo mal entendido e publicou no grupo as explicações recebidas.

Esse caso especificamente me marcou e por ele podemos destacar as lições essenciais para ser um síndico de sucesso nos tempos atuais:

Veja que foi necessário o síndico não perder a calma diante das acusações e mesmo triste e se sentindo vítima de uma ação maldosa manter a tranquilidade. Isso é paciência, tão necessária quando lidamos com os interesses coletivos.

Buscar compreender as razões dos moradores, e manter a calma para explicar é uma valiosa ferramenta para exercitar a paciência e não ter sua imagem prejudicada por um momento de ira.

Sobre este mesmo caso, sem medo de errar, afirmo que é comum no dia a dia, como síndico, encontrar desafios para conservar o patrimônio, disciplinar moradores, buscar conscientização em assembleia, sempre visando o bem comum sem ferir a individualidade. Para isso, o sentimento de benevolência e compaixão deve ser maior que o dever assumido, isso é humanidade.

Assim como a verdade, o conhecimento liberta. Sim, estamos falando da famosa Convenção do Condomínio e Regimento Interno, bem como da legislação, noções de finanças, manutenção predial e outros.

Ser um síndico de sucesso exige que se saiba cumprir as regras, procedimentos, e que tenha consciência do que se espera desse cargo e que atitudes são necessárias enquanto estiver nele. Desta forma é possível ter transparência, resguardar os interesses dos moradores e garantir que sua gestão seja um sucesso.

Já dizia alguém sábio: faça o que deve ser feito, primeiro.

 

Ah! Os sacos de lixo foram comprados em um supermercado em pouca quantidade, pois o frete dos materiais de limpeza havia atrasado. Uma pessoa viu na prestação de contas e questionou no grupo do tal aplicativo.

 

Aproveite que chegou até aqui e não deixe de conhecer o que temos a dizer para te ajudar na gestão do seu condomínio:

Cartilha Guia do Síndico: http://bit.ly/E-BookGuiaDoSindico

Aqui temos orientações valiosas para gestão do condomínio.

 

Planner: http://bit.ly/PlannerChecklistAlamo

Nessa planilha diária e semanal, você pode planejar suas tarefas e não esquecer nada.

 

Cartilha do Condomínio: http://bit.ly/AlamoCartilhaCondominio

Nessa cartilha você tem orientações e regras de convivência, além de ideias para seu regimento interno> Você pode enviar aos moradores também.

 

Deixe um Comentário