Decoração de espaços pequenos: dicas para sua casa ficar linda

Fazer a decoração de espaços pequenos é um desafio cada vez mais comum para as pessoas.

Com o passar dos anos, as casas e os apartamentos têm ficado cada vez menores. A valorização do m² e a mudança no estilo de vida das pessoas são alguns dos fatores que têm contribuído para essa redução de tamanho.

Segundo uma matéria da Folha de S. Paulo, na década de 1970 os apartamentos tinham em média 100m². Já na década de 2010, chegaram a 60m² (e seguem diminuindo).

Mas quem disse que é preciso que o ambiente seja amplo para ser confortável?

Se os espaços pequenos forem aproveitados com inteligência e criatividade, é sim possível deixá-los também muito confortáveis e bonitos!

7 dicas para decoração de espaços pequenos

Para ajudar você nessa tarefa, separamos 7 dicas úteis para auxiliar na hora de decorar os ambientes de sua casa ou apartamento.

As dicas compreendem do mobiliário até pontos como pintura, iluminação e ventilação – tudo para deixar seu local mais aconchegante e agradável.

1. Móveis sob-medida

Sempre que for possível, planejar móveis que se encaixam perfeitamente no ambiente será a melhor escolha.

Um profissional habilitado, como um arquiteto, poderá extrair o máximo de funcionalidade de pequenos ambientes, o que é sem dúvida a forma mais eficaz de aproveitar todos os cantos de um imóvel.

2. Planejamento

Nem todo mundo consegue fazer móveis sob medida, mas isso não significa que o ambiente não possa ser decorado de forma inteligente.

Se este for o seu caso, foque em um bom planejamento, tirando as medidas exatas de todos os ambientes para ter certeza de que os móveis caberão nos locais determinados antes de qualquer coisa.

Lembre-se de que não basta a disposição ficar bonita: ela precisa também favorecer a circulação, para que o ambiente fique funcional.

3. Espelhos

Você já foi a um ambiente espelhado e teve a sensação de que ele era maior do que o imaginado?

Isso é absolutamente comum, já que os espelhos “abrem” os ambientes e conseguem dar a sensação de amplitude.

Uma dica aqui é dar preferência por espelhos lisos e sem recortes, pois eles aumentam ainda mais essa sensação.

4. Cores claras

As cores influenciam diretamente em nosso dia a dia, e dentro de casa não é diferente!

O uso de cores claras, tanto nos móveis quanto nas paredes, também ajuda a dar a sensação de que o ambiente é maior.

Se a ideia é “abrir” o espaço, use cores claras. Caso queira “fechá-lo”, cores escuras cumpre esse papel.

5. Decore as paredes, mas com cautela

Dê atenção às paredes!

A maioria das pessoas já pensa em estantes e mesas para colocar objetos e utensílios, mas quando o ambiente é pequeno, uma boa pedida é o uso de prateleiras fixas na parede, que deixam o caminho mais livre para a circulação.

Mas lembre-se de ter o cuidado para não poluir muito o ambiente e também da regra de sempre utilizar cores claras para “abrir” os espaços..

6. Tenha só o essencial à vista

Não adianta colocar mais objetos do que um ambiente suporta – então se o seu espaço for pequeno, selecione bem seus itens decorativos e use a regra do “menos é mais”, que faz muito sentido nesse caso.

Uma ressalva: fique longe de objetos decorativos espelhados, que além de dar a sensação de bagunça, deixa o ambiente ainda mais cheio. Prefira uma decoração mais clean e minimalista.

7. Iluminação e ventilação

Para ambientes pequenos, o ideal é que a ventilação seja generosa, pois ele tendem a ter alto índice de umidade e são mais propensos a sofrer com a proliferação do mofo.

Além disso, uma boa iluminação colabora para a sensação de amplitude e bem estar; por isso, se o ambiente permitir, tenha janelas bem amplas.

Essas são algumas das dicas de decoração de espaços pequenos que você pode utilizar em sua casa ou apartamento. Esperamos que tenham sido úteis e ajudem você na hora de decorar seu lar!

E para continuar acompanhando nossas dicas, curta a página da Alamo no Facebook e acompanhe todos os nossos conteúdos.

Deixe um Comentário