Limpeza de condomínios: como gerenciar com sabedoria [Passo a passo]

A limpeza de condomínios é fundamental, tanto para os moradores, quanto para a boa imagem da moradia a visitantes e colaboradores. Mas também é origem de preocupação para muitos síndicos. Por isso, desenvolvemos um pequeno passo a passo, a fim de auxiliar na tarefa de planejamento e execução dessa tarefa.

Planejamento é fundamental para desenvolver um bom trabalho, assim como coordenar toda a equipe dentro desse plano. Veja algumas dicas sobre como montar seu planejamento e organizar a limpeza do condomínio:

  • Liste todas as áreas comuns do condomínio, as quais a limpeza é de responsabilidade da gestão condominial;
  • Entenda a necessidade das áreas dividindo em 3 categorias de limpeza: geral, manutenção e conservação;
    • A limpeza geral é feita em áreas comuns abrangentes, como hall, corredores, elevadores, salões e academias.
    • A limpeza de manutenção é aquela que pode ser realizada mais de uma vez ao dia, geralmente é a manutenção da limpeza geral já realizada em áreas de alta circulação.
    • A limpeza de conservação é a realizada a fim de conservar a limpeza, como retirar o lixo e jardinagem.
  • Faça um cronograma dos horários dos colaboradores disponíveis para a limpeza;
  • Faça uma planilha de horários de limpeza, cruzando com os horários dos colaboradores. Esta planilha contempla os 3 estilos de limpeza de condomínios já abordados. Deve-se levar em conta horários de grande circulação e evitá-los, a fim de prevenir acidentes e o desconforto dos moradores e garantir a eficiência da limpeza, que é melhor executada em ambientes vazios;
  • Faça uma lista de todos os produtos necessários para a limpeza, como cera, detergente, sabão, desinfetante, panos, flanelas, rodos e vassouras. Leve em consideração pisos especiais que pedem produtos específicos. Certifique-se de ter todos os produtos necessários sempre em estoque, solicitar a checagem regular para o zelador pode te ajudar nessa tarefa;
  • Pensando na saúde e integridade física do colaborador, certifique-se de fornecer o equipamento necessário de segurança, como óculos de proteção, uniforme, botas e luvas de borracha;
  • Faça um acompanhamento regular da limpeza com uma lista de checagem, supervisionando o trabalho desenvolvido.

Seguindo essas dicas, a limpeza do condomínio vai estar sempre impecável!
E se você precisa de ajuda na limpeza e conservação do seu condomínio, entre em contato com a gente e solicite um orçamento, podemos te ajudar!

Deixe um Comentário