Vagas de garagem – Conheça seus direitos  

A vaga de garagem é um assunto delicado e em muitos casos, extremamente estressante para moradores. Evite desentendimentos e aborrecimentos se informando dos seus direitos e do que prevê as regras do seu condomínio antes mesmo de escolher em qual imóvel morar.

Entenda os tipos de vagas de garagem e como eles se aplicam:

 

Autônoma

Nas vagas de garagem autônoma, você é dono da vaga que tem inclusive escritura. Neste modelo, a vaga será sua pelo resto da vida.

 

Determinada

Neste modelo não existe uma escritura própria para a vaga. A mesma esta vinculada ao apartamento e tem um lugar fixo e permanente.

 

Indeterminada

É a mais comum e utilizada no mercado, não tem uma vaga fixa, e a determinação das vagas é obtida mediante sorteios que ocorrem a cada 1, 2 anos ou conforme determinado por regras do condomínio. Nestes casos, ao ser contemplado com uma vaga que não lhe atenda, a única solução para seu problema é através do diálogo. Converse com outros moradores e verifique a possibilidade de troca. Caso não seja possível, sua alternativa será aguardar um novo sorteio.

 

As regras da prefeitura de BH, publicadas em sua Cartilha Aplicada a Edificações, para vagas de estacionamento de veículos, preveêm as seguintes obrigatoriedades:

 

  • Dimensões mínimas, de 2,3 metros de largura por 4,5 metros de comprimento, livre de qualquer elemento construtivo, seja estrutural, de contenção, de prumadas para instalações elétricas e hidráulicas;
  • Pé-direito mínimo em relação a qualquer elemento de 2,2 metros; serem demarcadas no piso;
  • Vãos e rampas de acesso com largura mínima de 2,5

Deixe um Comentário